ASTON MARTIN #7 APROVEITA INFORTúNIO DA FERRARI #51 E VENCE HISTóRICA 24 HORAS DE SPA

O Aston Martin #7, que teve ao volante Mattia Drudi, Nicki Thiim e Marco Sørensen, se aproveitou muito bem do infortúnio sofrido pela Ferrari #51 para conquistar uma vitória histórica na 77ª edição de uma das corridas mais tradicionais do endurance, as 24 Horas de Spa-Francorchamps, que faz parte do calendário do GT World Challenge Europe e do Intercontinental GT Challenge. A etapa de 2024 marcou o centenário da competição.

Após largar somente na 14ª posição, o carro esmeraldino da equipe Comtoyou Racing sobreviveu às condições adversas enfrentadas pelos pilotos durante as 477 voltas completadas no circuito belga, principalmente à chuva que caiu durante a noite, e foi escalando gradativamente o grid até se envolver em uma disputa acirrada contra o BMW #998 e, principalmente, contra Alessio Rovera, Davide Rigon e Alessandro Pier Guidi, que estavam a bordo da Ferrari 296 GT3 da equipe AF Corse. Até determinado momento, o trio era visto como o favorito à conquista da vitória.

E, de fato, era. Porém, quando restavam apenas 50 minutos para o fim da prova, Pier Guidi resolveu levar o bólido vermelho aos boxes para fazer o último pit-stop da prova para, assim, conseguir tranquilamente ir até o final e receber a bandeira quadriculada na primeira posição. Entretanto, no momento em que entrava no pit-lane, o italiano se deparou com a Lamborghini #19 estagnada, bloqueando completamente o caminho e forçando o #51 a ter de esperar até que a mesma fosse rebocada.

Logo após o carro de Mateo Llarena, Hugo Cook e Baptiste Moulin ter sido resgatado, a Ferrari conseguiu executar normalmente o reabastecimento e a troca de pneus, mas já era tarde demais. Segundos valiosos foram perdidos pela esquadra de Maranello, que viu Drudi colocar o Aston Martin #7 na primeira colocação e abrir uma vantagem considerável, conseguindo parar nos boxes alguns minutos depois e ainda retornar na liderança da prova.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O BMW #998 do brasileiro Augusto Farfus, Dan Harper e Max Hesse, por sua vez, até pressionou na luta pela segunda posição, mas teve de ir aos boxes quando faltavam alguns minutos para o fim e terminou apenas em sexto. Contudo, o BMW #32 da equipe WRT, que contou com Dries Vanthoor, Sheldon Van Der Linde e Charles Weerts, cruzou a linha de chegada na quarta colocação, mas acabou sendo promovido ao terceiro posto porque o Aston Martin #34 de David Pittard, Ross Gunn e Henrique Chave, recebeu uma punição por ter causado um incidente com a Ferrari #51 na última hora da corrida. A Lamborghini #163, que teve Franck Perera, Marco Mapelli e Jordan Pepper a bordo e que garantiu a pole-position para as 24 Horas de Spa-Francorchamps, fechou a lista dos cinco primeiros.

"Finalmente!", bradou Thiim logo após a vitória. "Em primeiro lugar, quero me solidarizar com o que aconteceu com esses garotos [os pilotos da Ferrari #51]. Temos uma longa história com eles, e eu realmente sinto muito pelo ocorrido, mas para mim já era hora. Terminei em terceiro duas vezes aqui e este ano reunimos um bom grupo, e este é o resultado. Estou feliz e orgulhoso. Foi uma corrida caótica, mas nós superamos e estou muito feliz", comemorou o dinamarquês.

Todas as atividades do fim de semana estão disponíveis na GPTV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube. O GRANDE PRÊMIO também transmite na íntegra a temporada 2024 do WEC, Mundial de Endurance da FIA. Após Le Mans, o campeonato desembarca no Brasil para as 6 Horas de São Paulo, de 12 a 14 de julho.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

2024-06-30T23:43:03Z dg43tfdfdgfd