F1: PIASTRI SEGURA LECLERC E VENCE GP DO AZERBAIJãO MARCADO POR ACIDENTE ENTRE SAINZ E PéREZ NO FIM

A Fórmula 1 entregou neste domingo um GP do Azerbaijão onde a asa móvel e a estratégia de pneus foram determinantes. Oscar Piastri conquistou uma impressionante vitória, segurando as investidas de Charles Leclerc por boa parte da prova.

E um acidente na penúltima volta entre Sergio Pérez e Carlos Sainz mudou tudo a reta final, com George Russell sendo promovido ao pódio. Completaram o top 10: Lando Norris, Max Verstappen, Fernando Alonso, Alex Albon, Franco Colapinto, Lewis Hamilton e Oliver Bearman.

Leia também:Bortoleto é 4º e assume liderança da F2 a duas etapas do fim; Verschoor vence corrida marcada por forte acidenteSistema de segurança da F1 'culpado' por "tempo errado" de Norris na classificação de BakuF1: Red Bull afirma que Pérez apoiará Verstappen se ordens de equipe forem emitidas em Baku

Em uma largada limpa, Leclerc saiu melhor e manteve a ponta, com Piastri em segundo, enquanto Pérez deu o bote em Sainz para subir para terceiro, deixando o espanhol para ser atacado por Verstappen. Já Norris subia para 11º após cinco voltas, enquanto Hamilton era o 15º.

Mais atrás, problemas para Stroll e Tsunoda, com os dois tendo danos em seus carros após um toque entre eles.

Rapidamente, Leclerc já abria 2s5 para Piastri na chegada à décima volta, de um total de 51, com Pérez a 1s7, Sainz a 2s6 e Verstappen a 2s, com Russell, Alonso, Colapinto, Albon e Norris fechando os dez primeiros, enquanto Hamilton seguia em 15º.

Dos ponteiros, Verstappen e Russell foram os primeiros a parar, na volta 13. Com Norris largando de pneus duros, o britânico foi essencial na estratégia da McLaren. Pérez foi aos boxes primeiro, buscando um undercut em cima de Piastri mas, ao demorar um pouco para ultrapassar o vice-líder do campeonato, o australiano conseguiu sair da parada logo à frente do mexicano.

Com bom rendimento  dos pneus médios, a dupla da Ferrari foi a última a parar dos ponteiros, com Leclerc entrando na volta 17 e voltando em segundo, atrás de Sainz, que entrou na sequência. Assim, a classificação após a primeira rodada de pits ficou Leclerc na ponta, com 1s5 para Piastri, tendo Albon em terceiro (ainda sem parar), seguido de Pérez, Norris (sem parar), Sainz, Verstappen e Russell.

Sem conseguir replicar o mesmo rendimento com os pneus duros, Leclerc viu Piastri se aproximar e assumir a ponta com o auxílio do DRS na reta principal já na volta 20, com Pérez já a menos de 1s do monegasco. Mais atrás, Norris começava a perder rendimento com o composto branco e, com isso, perdia posição para Sainz e era pressionado por Verstappen.

Mesmo sem conseguir abrir para Leclerc, Piastri se beneficiava de um carro melhor nos dois primeiros setores, conseguindo construir uma diferença para neutralizar a ação do DRS de Leclerc, enquanto Pérez oscilava entre conseguir abrir a asa móvel ou não.

A dez voltas do fim, Piastri começava a apresentar problemas com os pneus duros, com Leclerc ainda em sua cola, enquanto Pérez ia perdendo terreno, já ficando a mais de 2s. O mexicano passava a prestar atenção em Sainz, que estava a menos de 3s, com Russell em quarto e Verstappen em quinto. Norris era o sexto após parar e colocar os pneus médios, e vinha voando.

No final, Oscar Piastri conquistou uma impressionante vitória. Charles Leclerc foi o segundo, mesmo com uma grande queda de rendimento no final que o deixou atacado por Sergio Pérez nas últimas voltas.

Porém, a corrida acabou uma volta antes, com um acidente entre Pérez e Sainz após a curva 2, que causou um SC. Com isso, George Russell foi promovido ao pódio.

Completaram o top 10: Lando Norris, Max Verstappen, Fernando Alonso, Alex Albon, Franco Colapinto, Lewis Hamilton e Oliver Bearman.

A Fórmula 1 retoma as atividades da temporada 2024 já no próximo fim de semana com o GP de Singapura, 18ª etapa de 24 previstas.

PIASTRI tem VITÓRIA de GENTE GRANDE! NORRIS DERROTA VERSTAPPEN; PÉREZ E SAINZ BATEM no final

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUIno YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

Your browser does not support the audio element.

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

SpotifyDeezer Amazon MusicApple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

2024-09-15T12:43:54Z dg43tfdfdgfd