MARTíN SUPERA MARC MáRQUEZ E LIDERA TL1 DA MOTOGP NA ALEMANHA. BAGNAIA é 9º

O fim de semana para o GP da Alemanha começou, nesta sexta-feira (5), com tempo nublado, ameaça de chuva e um indício de reação do líder do campeonato. Após ser superado nas últimas três etapas, Jorge Martín andou forte no primeiro treino livre em Sachsenring, cravou 1min20s584 e ficou com a melhor marca da sessão.

O piloto da Pramac, porém, precisou superar o favorito deste fim de semana. Vencedor no circuito alemão em 11 oportunidades no Mundial, Marc Márquez ficou com a segunda posição, apenas 0s150 atrás do compatriota. Maverick Viñales novamente andou bem e ficou em terceiro.

Miguel Oliveira foi uma grata surpresa no TL1 e terminou em quarto. Pedro Acosta foi o quinto colocado, apesar de uma queda nos minutos finais do treino, seguido pelo companheiro Augusto Fernández. Enea Bastianini e Álex Márquez apareceram na sequência.

Vencedor das últimas etapas da MotoGP e vice-líder do certame, Francesco Bagnaia foi discreto e terminou o TL1 apenas na nona colocação, a 0s713 do líder. Raúl Fernández completou o top-10 em Sachsenring.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O fim de semana na Alemanha terá um importante desfalque. Aleix Espargaró bem que tentou participar do primeiro treino, mas não aguentou as dores na mão fratura na etapa passada e abandonou a prova com apenas duas voltas realizadas.

MotoGP volta a acelerar ainda nesta sexta-feira (5), a partir de 10h (de Brasília), para o treino do GP da Alemanha, em Sachsenring, 9ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira como foi o Treino Livre 1 da MotoGP na Alemanha:

O fim de semana da MotoGP começou nublado e com baixas temperaturas, na casa de 17ºC no ar e 21ºC na pista. Assim que a luz verde pintou, os pilotos começaram a sair dos boxes e Álex Márquez fez o primeiro tempo logo de cara em Sachsenring.

Após as primeiras tentativas, Jorge Martín fez 1min21s307 e assumiu a liderança, seguido por Álex Márquez, Fabio Di Giannantonio, Pedro Acosta e Jack Miller. Vencedor da última etapa, Francesco Bagnaia não passava do 18º posto.

Álex Márquez seguiu bem e fez 1min21s258. Miguel Oliveira também andou forte e saltou para o terceiro lugar, mas rapidamente foi superado por Maverick Viñales.

Enquanto isso, o lesionado Aleix Espargaró andou em 1min32s902. O piloto da Aprilia deu apenas duas voltas e voltou para os boxes, dando pinta de abandonar de maneira precoce o fim de semana na Alemanha após a lesão sofrida na etapa passada.

Com 12 minutos de treino, um conhecido nome entrou em cena em Sachsenring. Vencedor nessa pista em diversas oportunidades, Marc Márquez fez 1min21s027 e assumiu a liderança com 0s231 de vantagem para o irmão.

De volta ao grid da MotoGP, substituindo o lesionado Álex Rins, o australiano Remy Gardner começou o dia discreto, com apenas o 22º lugar. Lá na frente, Márquez fez 1min20s734 e ampliou a vantagem.

No meio do pelotão, Bagnaia começou o dia discreto, com apenas o 14º posto. O italiano da moto #1 fez apena 1min21s919, seguido de perto pelo companheiro Enea Bastianini.

O primeiro erro do dia foi de Martín. O espanhol perdeu o controle na curva 8 e deu um passeio pela caixa de brita antes de voltar para a pista alemã. Poucas curvas depois, o piloto da Pramac repetiu o erro e novamente conseguiu retornar.

Bastianini reagiu bem na sessão. O piloto da Ducati achou 1min21s211 e saltou para o terceiro posto, a 0s477 do líder Márquez.

Na reta final da sessão, os treinos começou a cair. Martín fez 1min20s584 e tomou a dianteira. Bagnaia também achou boa volta, mas suficiente apenas o para o quinto lugar, a 0s7 do rival na briga pelo título.

A 4 minutos para o fim, Marc Márquez virou a primeira vítima do fim de semana. O espanhol da moto #93 perdeu o controle da moto no fim da reta principal, escorregou e foi para o chão. O piloto ainda tentou voltar para a atividade, mas sem sucesso.

Enquanto isso, Acosta fez 1min21s151 e saltou para o quinto lugar. Bastianini e Álex Márquez também melhoraram e empurraram Bagnaia para o oitavo lugar. Acosta, porém, caiu na última curva logo depois, mas sem grandes consequências.

E não houve tempo para mais nada. Martín liderou o treino, seguido por Marc Márquez, Vinñaes e Oliveira. Bagnaia foi apenas o 9º.

MotoGP 2024, GP da Alemanha, Sachsenring, Treino Livre 1:

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

2024-07-05T10:34:57Z dg43tfdfdgfd