MOEDAS DE MERCADOS EMERGENTES CAEM COM POSICIONAMENTO PARA VITóRIA DE TRUMP

(Bloomberg) -- As moedas e ações de mercados emergentes caíram depois que a Suprema Corte dos EUA decidiu que Donald Trump tem alguma imunidade contra acusações criminais, o que aumenta suas chances de vencer as eleições presidenciais este ano.

O índice da MSCI para moedas de países em desenvolvimento atingiu o nível mais baixo em dois meses, e o de ações também registrou queda.

Enquanto os bancos de Wall Street tentam mapear o que outro governo de Trump significará para os ativos, a decisão da Suprema Corte americana torna menos provável que o ex-presidente seja julgado antes da votação de novembro. Trump promete cortar impostos e aumentar tarifas de importação se for eleito, em particular contra a China, o que teria impacto inflacionário e poderia forçar o Federal Reserve a manter sua política monetária restritiva por mais tempo. Rendimentos mais elevados no mercado de títulos do Tesouro americano inibiriam a demanda por ativos mais arriscados.

“Com as chances de Trump melhorando devido à decisão de ontem da Suprema Corte e às sondagens iniciais pós-debate, o dólar se fortalece, especialmente contra as moedas dos mercados emergentes, que podem ser apanhados no lado errado de qualquer guerra comercial”, disse Nick Rees, analista de câmbio da Monex Europe. “É provável que uma presidência de Trump induza a mais inflação nos EUA, deixando os rendimentos dos Treasuries elevados e sustentando a pressão de alta das taxas nos mercados emergentes.”

Mas o impacto não se restringiria a juros. “A ameaça de novas barreiras comerciais também terá impacto nas balanças comerciais, quer diretamente através de tarifas, quer indiretamente através de um menor crescimento global”, disse Rees.

A probabilidade maior de uma vitória de Trump pode levar a mais vendas de ações chinesas e compras de ações japonesas, de acordo com o Nomura. As ações japonesas tendem a superar as chinesas quando a probabilidade de vitória de Donald Trump aumenta, escreveram estrategistas do banco.

“As moedas dos mercados emergentes estão em baixa devido à ampla força do dólar”, disse Elias Haddad, estrategista da Brown Brothers Harriman. “O dólar está em alta em todos os mercados. A narrativa é que os mercados financeiros estão se posicionando para uma vitória de Trump antes das eleições de 5 de novembro.”

More stories like this are available on bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.

2024-07-02T14:12:14Z dg43tfdfdgfd