ALEMANHA PRENDE SUSPEITOS DE AGIREM COMO ESPIõES PARA CHINA; TECNOLOGIAS ALEMãS SERIAM USADAS PARA FINS MILITARES

A Alemanha prendeu três cidadãos do país por acusações de servirem como espiões para a marinha chinesa. De acordo com um comunicado emitido pelo Ministério Público Federal, três alemães - dois homens e uma mulher - foram detidos pela suposta violação da Lei de Comércio Exterior e Pagamentos.

Um dos envolvidos, que teve seu nome divulgado como Thomas R., está sendo investigado por ter supostamente entregado informações sobre a tecnologia militar alemã para um funcionário do Ministério de Segurança do Estado da República Popular da China (MSE).

Os outros dois suspeitos, Herwig F. e Ina F., disse o Ministério, são donos de uma empresa em Dusseldorf e estão sendo acusados de compra e exportação de um laser específico para o país asiático sem autorização. Esse ato, se comprovado, viola regras estabelecidas pela União Europeia. O casal será julgado na próxima sexta-feira (26).

Enquanto a Ministra do Interior Nancy Faeser diz que o governo alemão está "observando atentamente" os "riscos e ameaças" como forma de aumentar a segurança da Alemanha, um porta-voz da embaixada chinesa em Berlim negou as acusações:

“Apelamos à Alemanha para que desista de explorar a acusação de espionagem para manipular politicamente a imagem da China e difamar a China”.

Na última semana, o governo do país europeu prendeu cidadãos russo-alemães por suspeita de espionagem para a Rússia. Os acusados estariam tentando prejudicar o serviço militar da Alemanha que apoiava a Ucrânia.

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no YouTube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga Maria Eduarda Cury no Instagram e Twitter.

2024-04-23T15:03:00Z dg43tfdfdgfd