ACORDO COM PORSCHE E E-MAIL: FORD DETALHA INíCIO DA NEGOCIAçãO COM RED BULL PARA F1 2026

Diretor de competições da Ford Performance, Mark Rushbrook revelou como iniciou a negociação com a Red Bull por uma parceria na Fórmula 1. O acordo foi acertado em fevereiro de 2023 e passará a valer a partir de 2026, quando o Mundial terá um novo regulamento de motores e uma geração de carros bem diferente.

Segundo Rushbrook, o interesse da Ford em buscar um vínculo com a F1 despertou de vez quando a negociação entre os taurinos e a Porsche não andou para frente em 2022. A partir daí, o diretor da marca foi atrás do e-mail de Christian Horner, o chefe da equipe austríaca, e entrou em contato.

“Quando ficou muito claro, pelo menos pelo que vimos de fora, que eles não iriam chegar a um acordo com a Porsche, peguei o e-mail de Christian, mandei uma mensagem para ele e disse: 'Ei, você quer conversar?'”, contou o executivo.

Apesar do desejo de retornar à Fórmula 1 depois de fazer parte do grid de 1967 a 2004, a Ford nunca planejou voltar sozinha e sem uma parceria ou ajuda.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

 LEIA TAMBÉM: GP da Áustria é lição definitiva para Norris na F1: ou racha ou não vai

"Sim, estamos no automobilismo, mas em nenhum lugar possuímos ou dirigimos uma equipe. Sempre fomos como parceiros, seja com a Dick Johnson Racing na Austrália, a Penske na Nascar, a Bob Tasca na NHRA ou a M-Sport no Mundial de . Então, com esta oportunidade de fazer uma parceria com o que acreditamos ser a melhor equipe da categoria, e complementá-los da maneira certa, é o caminho perfeito para nós", garantiu o dirigente.

Horner também se empolgou com essa possibilidade e afirmou que enxergou interesse de ambas as partes para que o acordo fosse firmado e a Ford voltasse ao paddock depois de 22 anos. Além disso, a Red Bull seguirá tendo um motor exclusivo, algo que já possui com a Honda, que fará parceria com a Aston Martin a partir de 2026.

“Dava para sentir que havia um entusiasmo real de Bill Ford (presidente da Ford), que estava muito animado com a volta à Fórmula 1, e de Jim Farley (CEO da Red Bull), que é um apaixonado pelo esporte, comentou o inglês.

Fórmula 1 volta de 5 a 7 de julho em Silverstone para o GP da Inglaterra, o último da perna tripla atual. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

2024-07-04T08:15:37Z dg43tfdfdgfd