EMBRAER DIZ NãO TER PLANO PARA ‘CICLO CONSIDERáVEL’ DE INVESTIMENTOS APóS RUMORES DE NOVA AERONAVE

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

A Embraer afirmou nesta quinta-feira, 2, que não tem um plano para um “ciclo considerável” de investimentos no momento. A empresa se manifestou, em nota, após a publicação de uma reportagem do Wall Street Journal sobre possíveis planos da companhia de desenvolver um novo modelo de aeronave de corredor único para rivalizar com a Boeing e a Airbus.

No pronunciamento, a fabricante brasileira afirma que “certamente tem capacidade para desenvolver uma nova aeronave de corredor único (narrow body)”. No entanto, a “companhia tem hoje uma linha de produtos nova e de muito sucesso desenvolvida nos últimos anos”. Com isso, está focada na comercialização dessas aeronaves para fazer a companhia crescer e se fortalecer.

De acordo com pessoas ouvidas pelo WSJ, avaliações internas realizadas pela Embraer determinaram que a empresa brasileira possui o know-how tecnológico e capacidade de manufatura para desenvolver uma aeronave de fuselagem estreita de próxima geração, sua primeira nesse segmento de mercado.

O novo avião da Embraer competiria com os sucessores do 737 MAX da Boeing e do A320 da Airbus, em uma categoria fundamental para ambos os fabricantes.

A reportagem destaca ainda que, embora os planos sejam preliminares e uma decisão final ainda não tenha sido tomada, a empresa está dando os primeiros passos, incluindo uma avaliação sobre carga útil potencial e exigências de alcance.

A Embraer também teria sondado possíveis parceiros financeiros e industriais, segundo a reportagem, incluindo o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e empresas manufatureiras na Turquia, Índia e Coreia do Sul.

2024-05-02T20:58:22Z dg43tfdfdgfd