PREFEITURA DE SãO PAULO DECIDE INTERDITAR O PACAEMBU POR INSISTêNCIA EM SHOW VETADO DE ROBERTO CARLOS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo decidiu interditar o estádio do Pacaembu. A medida será tomada porque a concessionária Allegra Pacaembu informou que vai manter o show de Roberto Carlos, marcado para as 19 horas desta sexta (19), mesmo com o veto do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A prefeitura não autorizou a realização do show depois da comprovação de falta de segurança durante vistoria conjunta dos Bombeiros e do Contru, o órgão o municipal que atesta a segurança das edificações.

A empresa diz que vai entrar com um mandado de segurança na Justiça para garantir a realização da apresentação de Roberto Carlos e afirma ter cumprido as exigências -o que os Bombeiros negam.

Relatório da Polícia Militar aponta que uma série de problemas no local persistiram em visita ao local feita nesta sexta (19): saídas de emergência obstruídas e não concluídas; sinalização de rotas de fuga inexistentes; escadas pressurizadas inoperantes; portas das saídas de emergência não possuem barras anti-pânico; sistema de detecção de incêndio inoperante; sistema de controle de fumaça deficiente; diversos extintores faltantes; quebra de compartimentação em diversos locais; e piso irregular inacabado, devido a obra.

O documento afirma também que não foi apresentado pela empresa o Projeto Técnico para Ocupação Temporária em Edificação Permanente, "contendo as devidas medidas de segurança contra incêndio", como é previsto na legislação.

Funcionários da Subprefeitura da Sé estão a caminho do estádio para garantir que o veto de Ricardo Nunes será cumprido. Eles vão colocar malotões de cimento no local. Os obstáculos impedem a passagem do público.

O show prevê que cerca de 3.000 pessoas comparecerão para ver Roberto Carlos no segundo subsolo da Arena Pacaembu. O espaço, no entanto, não possui licença expedida pelos Bombeiros nem alvará.

Em nota, a prefeitura afirmou que "representantes da empresa responsável pela concessão do Pacaembu também acompanharam os testes em que foi constatado não haver condições para a realização do evento".

Em documento encaminhado à concessionária, a Subprefeitura da Sé informa que "recebeu determinação da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo para que adotasse todas as medidas administrativas cabíveis a fim de proibir a realização de eventos no local, caso ficasse constatado risco à integridade físicas dos frequentadores".

De acordo com a Subprefeitura, os riscos ficaram comprovados depois que o Contru não autorizou o evento. O órgão destaca ainda que a Allegra deverá adotar todas as medidas para que não haja prejuízo ao público e aos munícipes, "comunicando a não realização do show e todas as providências que adotará para cumprir o determinado pela Municipalidade."

A discussão sobre a realização da apresentação de Roberto Carlos começou depois que imagens mostraram que o espaço está inacabado.

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo fez questionamentos à prefeitura, ao Corpo de Bombeiros e aos responsáveis pelo show e pediu que o evento seja cancelado caso a segurança do público não esteja garantida.

2024-04-19T20:51:55Z dg43tfdfdgfd