ASTEROIDE COM MAIS DE 2 KM DE DIâMETRO PASSA PERTO DA TERRA NESTA QUINTA (27)

Um asteroide com 2,3 km de diâmetro -- maior do que 99% de todos os objetos próximos à Terra conhecidos -- deve passar próximo ao nosso planeta nesta quinta-feira (27). Apesar da classificação dos astrônomos, o asteroide (415029) 2011 UL21 não deve chegar tão perto assim. Mesmo em seu ponto mais próximo à Terra, ele deve passar a uma distância cerca de 17 vezes maior do que a distância entre nosso planeta e a Lua (a cerca de 6,5 milhões de quilômetros). O asteroide passa "próximo" à Terra a cada período de 34 anos, já que os dois corpos celestes estão em "ressonância 11:34" -- o que significa que a cada 11 órbitas ao redor do Sol do asteroide, a Terra completa 34 órbitas. O (415029) 2011 UL21 gira em torno do Sol em uma órbita fortemente inclinada, o que é incomum para objetos tão grandes, que costumam orbitar nossa estrela mais próximos a ela. Essa órbita inclinada, provavelmente, tem a ver com a influência da gravidade de Júpiter, que é um planeta grande. A influência gravitacional dele pode, inclusive, desviar asteroides na direção da Terra. Dois asteroides na mesma semana O (415029) 2011 UL21 não é o único asteroide que passará próximo ao nosso planeta nesta semana. O asteroide 2024 MK, que tem entre 120 e 260 metros, passará a apenas 290 mil km da Terra no sábado (29). O corpo celeste chegará mais perto do nosso planeta do que a Lua (que está a cerca de 384,4 mil km). Não há risco de colisão entre este asteroide e nosso planeta. No entanto, o fato de que ele foi descoberto apenas uma semana antes de sua passagem é um pouco preocupante. Um asteroide do tamanho do 2024 MK causaria danos consideráveis caso viesse na nossa direção e, por isso, descobrir sua vinda alguns dias antes deixou a comunidade científica alerta para a necessidade constante de aprimorar as tecnologias capazes de detectar objetos próximos da Terra. O asteroide 2024 MK será observável no céu no sábado, com o auxílio de binóculos ou telescópio. https://stories.cnnbrasil.com.br/web-stories/cientistas-descobrem-o-melhor-problema-ao-abrirem-amostra-de-asteroide/

2024-06-27T10:38:31Z dg43tfdfdgfd