🧬 DES PESQUISADORES CONSEGUIRAM INSERIR UM GENE INTEIRO NO GENOMA DE CéLULAS HUMANAS

Leitura completa original em Techno-Science

Os pesquisadores do Broad Institute do MIT e de Harvard aperfeiçoaram uma tecnologia de edição genômica, agora capaz de inserir ou substituir genes inteiros nas células humanas, abrindo caminho para potenciais aplicações terapêuticas.

Cientistas do laboratório de David Liu melhoraram um sistema de edição gênica chamado eePASSIGE (prime-editing-assisted site-specific integrase gene editing), capaz de inserir eficientemente grandes sequências de DNA no genoma das células humanas. Esse avanço pode permitir o desenvolvimento de terapias gênicas universais para doenças como a fibrose cística, causadas por diversas mutações diferentes em um mesmo gene.

O método combina a edição por prime editing, capaz de realizar modificações no DNA de até cerca de 200 pares de bases, com enzimas recombinases recentemente desenvolvidas que inserem grandes sequências de DNA de vários milhares de pares de bases em locais específicos do genoma. O sistema eePASSIGE, descrito na Nature Biomedical Engineering, realiza modificações no tamanho de um gene de maneira significativamente mais eficiente do que outros métodos... ler mais ⯈

2024-06-24T11:15:53Z dg43tfdfdgfd