MOSCOU ANUNCIA CAPTURA DE CIDADE NO LESTE DA UCRâNIA

A Rússia anunciou neste domingo (28) a captura de Novobakhmutivka, uma localidade na região leste da Ucrânia, em uma área da frente de batalha na qual as forças de Moscou avançaram na última semana face a um exército ucraniano na defensiva.

“Graças às operações em curso, unidades libertaram a aldeia de Novobakhmoutivka”, localizada a noroeste da cidade de Avdiïvka, tomada por Moscou em fevereiro, informou o Ministério da Defesa russo em seu relatório diário.

O avanço deixou o Exército ucraniano, que enfrenta a ofensiva com escassez de soldados e munições, em dificuldades. O comandante das Forças Armadas ucranianas, Oleksandr Syrsky, afirmou há algumas semanas que a situação no front leste "piorou consideravelmente" e reconheceu que a Rússia conseguiu algumas "vitórias táticas".

O diretor de inteligência do Ministério da Defesa ucraniano, Kirilo Budanov, alertou este mês que a situação vai piorar até meados de maio e junho, que será um “período difícil” para a Ucrânia.

Kiev espera que a aprovação no Congresso dos Estados Unidos de um novo pacote de ajuda militar de bilhões de dólares permita estabilizar a situação.

Críticas

Nos últimos dias, as tropas russas conseguiram vários avanços na região de Donetsk, o que gerou críticas inclusive de blogueiros militares ucranianos, que normalmente não questionam as Forças Armadas do seu país.

O canal Telegram DeepState, próximo do Exército ucraniano e seguido por mais de 700 mil pessoas, culpou o comando da 115.ª brigada motorizada pelo “colapso das defesas em toda a região, causando perdas consideráveis”.

As forças ucranianas têm enfrentado um avanço russo na frente desde a queda de Avdiivka.

Além disso, a Rússia afirmou neste sábado ter neutralizado 17 drones ucranianos em várias regiões do oeste do país. “Durante a noite, foi impedida uma nova tentativa do regime de Kiev de realizar ataques terroristas com o uso de drones contra alvos no território da Federação Russa”, afirmou o Ministério da Defesa russo, em um comunicado publicado no Telegram. A defesa antiaérea russa “interceptou e destruiu dezessete drones ucranianos”, disse ele, acrescentando que nove deles foram neutralizados na região fronteiriça de Bryansk.

As outras regiões russas visadas são Kursk, onde três drones foram abatidos, Belgorod e Kaluga, detalha o Ministério. A Ucrânia, confrontada com a ofensiva russa durante dois anos, aumentou os seus ataques contra a Rússia nos últimos meses, visando particularmente instalações energéticas. Kiev prometeu levar os combates para solo russo em retaliação aos numerosos bombardeios em seu território.

(Com RFI e AFP)

2024-04-28T13:29:57Z dg43tfdfdgfd