BROWNING VENCE CORRIDA 2 DA F3 NA ÁUSTRIA. MINì BATE BEGANOVIC NA úLTIMA VOLTA E é 2º

Luke Browning fez o dever de casa e venceu de ponta a ponta a corrida 2 da rodada da Áustria da Fórmula 3, realizada neste domingo (30). Com uma largada precisa, o britânico assumiu a liderança da competição graças à rodada desastrosa de Leonardo Fornaroli, que teve de fazer uma corrida de recuperação, mas ainda marcou pontos com o festival de punições aplicadas.

Em um circuito muito curto e com 30 carros no grid, praticamente todos andaram de asa aberta durante boa parte da corrida. Só que a natureza da pista, com mais de um ponto de ultrapassagem, criou disputas intensas, sobretudo no pelotão intermediário, e os toques foram inevitáveis. Foram, ao todo, quatro pilotos punidos por causarem colisão e outros três por excederem os limites de pista.

Na frente, Browning até viu Dino Beganovic muito próximo e com mais ação nos setores 1 e 3 da pista, mas um erro do sueco no fim fez o piloto da Hitech dar um belo respiro, ficando mais de 1s à frente até a bandeirada.

A disputa, então, ficou intensa, já que isso também trouxe Gabriele Minì e Christian Mansell para a briga pelas duas últimas colocações do pódio. Na penúltima volta, houve troca-troca entre Mansell e Minì, que levou a melhor e ainda conseguiu dar o bote para cima de Beganovic e abrir a última volta em segundo.

Beganovic tentou mais uma vez e chegou a colocar o carro à frente na metade do giro derradeiro, porém Minì deu o troco e cruzou a linha de chegada em segundo, com o companheiro de equipe logo atrás.

Mansell ficou em quarto, com Oliver Goethe, Nikola Tsolov, Arvid Lindblad, Laurens van Hoepen, Leonardo Fornaroli e Alexander Dunne fechando o grupo dos dez primeiros.

A Fórmula 3 volta já no próximo final de semana, de 5 a 7 de julho, em Silverstone para a rodada da Inglaterra, última da perna tripla. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Confira como foi a corrida 2 da F3 no Red Bull Ring:

Com um atraso de dez minutos para o início, a categoria partiu para a volta de apresentação com 22,7°C de temperatura ambiente, 27,4°C de asfalto e 61% de umidade relativa do ar. Depois de terminar a sprint apenas em 11º, fora da zona de pontuação, Browning alinhou na pole-position com o perigoso Lindblad ao lado, enquanto Fornaroli, principal rival na briga pelo título, era apenas o 24º.

Luzes apagadas, Browning neutralizou Lindblad, que não partiu tão bem assim, tanto que sofreu intenso ataque dos companheiros de equipe, Minì e Beganovic, nas curvas sequenciais. Pouco mais atrás, Tim Tramnitz engasgava e perdia cinco posições, caindo para oitavo. León, em contrapartida, saltava seis postos e já era o sétimo, exatamente à frente do carro da academia Red Bull.

A perseguição de Beganovic sobre Minì funcionou, e o sueco fechou o primeiro giro colado na traseira de Arvid. Quando o DRS foi liberado, o novato nada pôde fazer contra o ataque do veterano na curva 3, perdendo a segunda posição. Enquanto isso, Browning buscava escapar na liderança e aproveitar o máximo possível Fornaroli apenas em 22º.

Seis giros completados, Browning, Beganovic, Lindblad, Minì, Goethe, Noel León, Alexander Dunne, Tsolov, Van Hoepen e Martinius Stenshorne formavam o primeiro top-10, só que a disputa era muito intensa, já que até o 25º, a diferença entre cada um era inferior a 1s.

Minì, então, efetuou bela ultrapassagem sobre Arvid na volta 7 na freada da curva 4 e entrou no top-3. E com os carros muito próximos, o britânico ainda foi acertado por Dunne na traseira e perdeu mais três posições.

Enquanto Sebástian Montoya e Joshua Dufek abandonavam por incidentes isolados na pista, a disputa seguia muito intensa, só que os toques também eram inevitáveis entre os pilotos. Um deles, entre Mari Boya e Nikita Bedrin, deixou o carro da AIX atravessado na área de escape na curva 3, causando o acionamento do safety-car virtual.

Quando veio a sinalização de bandeira verde, Mansell viu o pelotão dos oito primeiros descolar e ficar a 2s de distância. Pouco mais à frente, em ótimo início de prova, León deixou a disputa após furo de pneu. Na volta 14, a direção de prova começou a distribuir punições pelos inúmeros incidentes durante a prova, com Callum Voisin, Tramnitz, Dunne e Boya tomando 10s cada.

Abertura da volta 19 de 26, Browning levava 0s7 sobre Beganovic, que tinha 0s3 de vantagem para Minì. Apesar da sair com muito mais ação no final da reta, era no setor intermediário que o piloto da Hitech sustentava a liderança. Pouco mais atrás, Mansell, em ótima performance, deixava para trás Lindblad e Dunne e entrava de vez na briga pelo pódio.

O duelo ficou intenso nas voltas finais, mas o erro de Beganovic acabou favorecendo Browning, que escapou mais de 1s na frente, enquanto o sueco teve de se virar para se defender de Minì e Mansell. Só que o italiano prevaleceu e cruzou a linha de chegada em segundo, enquanto Mansell foi o quarto. Fornaroli ainda salvou dois pontinhos ao surgir em nono com a aplicação das punições.

Fórmula 3 2024, rodada da Áustria, Red Bull Ring, corrida 2:

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

2024-06-30T08:10:22Z dg43tfdfdgfd